Siga-me

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

PENTECOSTES & PENTECOSTALISMO: uma abordagem sociológica teológica

PENTECOSTES & PENTECOSTALISMO
Por Marcelo Gesta

Todo estímulo cria uma ideia, e se tal ideia continuar sendo instigada, logo gerará uma atitude. Se tal atitude continuar sendo repetida, a mesma cultivará um hábito, e a perpetuação deste hábito consolidará um comportamento e/ou mentalidade, sejam verdadeiros ou falsos. A persistência e continuidade deste fenômeno elegerão um símbolo primordial e fundamental (um “símbolo sagrado”), e, justamente tal, será o “instrumento aferidor” de tudo aquilo que for considerado adequado ou inconveniente. Assim, o “sim-bólico” é o que agregará os princípios e valores, a ética e a moral apropriadas para todo indivíduo ou sociedade inteira, e obviamente seu contrário, será e é percebido como o “dia-bólico”, o desagregador.
Neste trabalho usamos como objeto de estudo os fenômenos pertinentes à Pentecoste e ao Pentecostalismo para demonstrar uma dinâmica que pode ser percebida e se repete em qualquer instituição, seja ela religiosa, política, comercial, militar, cultural, industrial, educacional etc. – o comportamento cultivado, preservado e repassado, de distintas formas, para ser e por ser fator de identificação individual bem como de identidade grupal, é adquirido, desenvolvido, praticado e propagado artificialmente a partir de um “símbolo sagrado”.
Desse modo, sem ter a pretensão de ser um projeto apologético ou doutrinário cristão, levantamos questões que vão da Antropologia à Psicologia, da História à Filosofia, da Sociologia à Teologia, transitando dentro do campo das Ciências da Religião e da Teologia Protestante.

Este livro é escrito por Marcelo Gesta, membro de uma Denominação Protestante Histórica, formado em Teologia, História e Ciências da Religião, o qual procurou não descuidar da dinâmica acadêmica e do método científico, portanto, alguém que pesquisou, empreendeu e concatenou tanto sob uma perspectiva interna quanto externa das realidades e fatos doravante apresentados.

Encontrado nas melhores livrarias.