Siga-me

quarta-feira, 2 de março de 2016

TEOLOGIA BRASILEIRA PARA O POVO BRASILEIRO! Por Mestre Lucas Gesta

TEOLOGIA BRASILEIRA PARA O POVO BRASILEIRO!



Nos círculos teológicos, nos quais tenho participado e debatido, vejo cada dia mais a necessidade de uma teologia brasileira para o povo brasileiro. O que mais tem crescido no Brasil é o tal do "avivamento reformado": transmutações de teologias e missiologias dos séculos XVI, XVII e XVIII, sem nenhuma apreciação crítica, sem nenhuma noção de que aqueles homens erraram e que aqueles homens eram pessoas de seu tempo e falavam para outras pessoas de seu país e de seu tempo.

Nós cristãos brasileiros temos problemas reais que nenhum outro teólogo do passado conseguiria solucionar, pois não os viveu. Teologia também é ciência humana (a meu ver) e, como tal, precisa saber responder às questões do presente com respostas atualizadas.

Percebo também que o brasileiro é desequilibrado por natureza: ou ele tende às heresias neocapitalistas norte-americanas, ou ele se entrega ao fundamentalismo cego e ao pior que havia nas tradições reformadas e entre os puritanos.

Percebo também que o brasileiro sempre idolatra os de fora: o teólogo alemão, o missionário norte-americano, a música australiana etc. Será que não temos nada de bom entre o nosso povo? Será que nós não podemos ensinar ao alemão a Teologia, ao norte-americano a Missão e ao australiano o Louvor?

Teologia Brasileira para o povo brasileiro! Igreja brasileira para a Igreja brasileira! Música brasileira para o louvor brasileiro!

Sejam esses os nossos brados!

Att.
Lucas Paiva - Filigranas de História da Igreja 
Especialista em História da Igreja
Mestre em História Social - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro